Ven. Pio XII: Idênticos, finalmente, são os fins,(Santa Missa) dos quais o primeiro é a glorificação de Deus .Ven Pie XII : Le premier (but de la Sainte Messe) est la glorification du Père céleste . Ven. Pio XII : El segundo fin ( de la Santa Misa) es la Acción de gracias a Dios. . Ven. Pio XII : Il terzo fine( de la Santa Messa) è l'espiazione e la propiziazione. . Ven. Pius XII : Der zweite Opferzweck ist die Gott geschuldete Danksagung.Ven. Pius XII : The fourth end, (of the Holy Mass) finally, is that of impetration.
Ven. Pio XII: Idênticos, finalmente, são os fins,(Santa Missa) dos quais o primeiro é a glorificação de Deus .Ven Pie XII : Le premier (but de la Sainte Messe) est la glorification du Père céleste . Ven. Pio XII : El segundo fin ( de la Santa Misa) es la Acción de gracias a Dios. . Ven. Pio XII : Il terzo fine( de la Santa Messa) è l'espiazione e la propiziazione. . Ven. Pius XII : Der zweite Opferzweck ist die Gott geschuldete Danksagung.Ven. Pius XII : The fourth end, (of the Holy Mass) finally, is that of impetration.
Ven. Pio XII : "O terceiro fim é a expiação e a propiciação. Certamente ninguém, fora Cristo, podia dar a Deus onipotente satisfação adequada pelas culpas do gênero humano; ele, pois, quis imolar-se na cruz, "propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas ainda pelos de todo o mundo".(67) Nos altares se oferece igualmente cada dia pela nossa redenção, afim de que, libertados da eterna condenação, sejamos acolhidos no rebanho dos eleitos. "
CARTA ENCÍCLICA DO PAPA PIO
XII
MEDIATOR DEI
SOBRE A SAGRADA LITURGIA
SEGUNDA PARTE
O CULTO
EUCARÍSTICO
64. Idênticos, finalmente, são os fins, dos quais o primeiro é a glorificação de Deus. Do nascimento à morte, Jesus Cristo foi abrasado pelo zelo da glória divina e, da cruz, a oferenda do sangue chegou ao céu em odor de suavidade. E porque este cântico não havia de cessar, no sacrifício eucarístico os membros se unem à Cabeça divina e com ela, com os anjos e os arcanjos, cantam a Deus louvores perenes, (63) dando ao Pai onipotente toda honra e glória.(64)
65. O segundo fim é a ação de graças a Deus. O divino Redentor somente, como Filho de predileção do Eterno Pai de quem conhecia o imenso amor, pôde entoar-lhe um digno cântico de ação de graças. A isso visou e isso desejou "rendendo graças"(65) na última ceia, e não cessou de fazê-lo na cruz, não cessa de realizá-lo no augusto sacrifício do altar, cujo significado é justamente a ação de graças ou eucaristia; e porque isso é "verdadeiramente digno e justo e salutar".(66)
66. O terceiro fim é a expiação e a propiciação. Certamente ninguém, fora Cristo, podia dar a Deus onipotente satisfação adequada pelas culpas do gênero humano; ele, pois, quis imolar-se na cruz, "propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas ainda pelos de todo o mundo".(67) Nos altares se oferece igualmente cada dia pela nossa redenção, afim de que, libertados da eterna condenação, sejamos acolhidos no rebanho dos eleitos. E isso não somente por nós que estamos nesta vida mortal, mas ainda "por todos aqueles que repousam em Cristo, os quais nos precederam com o sinal da fé, e dormem o sono da paz",(68) pois, quer vivamos, quer morramos, "não nos separamos do único Cristo".(69)
67. O quarto fim é a impetração. Filho pródigo, o homem malbaratou e dissipou todos os bens recebidos do Pai celeste, por isso está reduzido à suprema miséria e inanição; da cruz, porém, Cristo, "tendo em alta voz e com lágrimas oferecido orações e súplicas... foi ouvido pela sua piedade",(70) e nos sagrados altares exercita a mesma mediação eficaz; a fim de que sejamos cumulados de toda bênção e graça.
68. Compreende-se, portanto, facilmente, porque o sacrossanto concílio de Trento afirma que com o sacrifício eucarístico nos é aplicada a salutar virtude da cruz para a remissão dos nossos pecados cotidianos.(71)
Ven Pie XII : Le premier (but de la Sainte Messe) est la glorification du Père céleste. De son berceau jusqu’à la mort, Jésus-Christ fut enflammé du désir de procurer la gloire de Dieu ; de la croix au ciel, l’offrande de son sang s’éleva comme un parfum délectable, et pour que cet hommage ne cesse jamais, les membres s’unissent à leur Chef divin dans le sacrifice eucharistique, et avec lui, unis aux anges et aux archanges, ils adressent en chœur à Dieu de continuels hommages (cf. Missale Rom., Praefatio), rapportant au Père tout-puissant tout honneur et toute gloire (Ibid., Canon).
Encyclique MEDIATOR DEI
de Sa Sainteté
le Pape PIE XII
SUR LA SAINTE LITURGIE
Fins identiques
Les buts visés enfin, sont les mêmes. Le premier est la
glorification du Père céleste. De son berceau jusqu’à la mort, Jésus-Christ fut
enflammé du désir de procurer la gloire de Dieu ; de la croix au ciel,
l’offrande de son sang s’éleva comme un parfum délectable, et pour que cet
hommage ne cesse jamais, les membres s’unissent à leur Chef divin dans le
sacrifice eucharistique, et avec lui, unis aux anges et aux archanges, ils
adressent en chœur à Dieu de continuels hommages (cf. Missale Rom., Praefatio),
rapportant au Père tout-puissant tout honneur et toute gloire (Ibid., Canon).
Le second but poursuivi est de rendre à Dieu les grâces qui
lui sont dues. Seul le divin Rédempteur, en tant que Fils bien-aimé du Père
éternel, dont il connaissait l’immense amour, put lui offrir un digne chant
d’action de grâces. C’est ce qu’il visa, ce qu’il voulut, " en rendant grâces "
(Mc XIV, 23) à la dernière Cène. Et il ne cessa de le
faire lorsqu’il était suspendu à la croix ; il ne le cesse pas dans le saint
sacrifice de l’autel, dont le sens est " action de grâces " ou action "
eucharistique ", et ceci parce que " c’est vraiment digne et juste, équitable et
salutaire " (Missale Rom., Praefatio).
En troisième lieu, le sacrifice se propose un but
d’expiation, de propitiation et de réconciliation. Aucun autre que le Christ ne
pouvait assurément offrir à Dieu satisfaction pour toutes les fautes du genre
humain ; aussi voulut-il être immolé lui-même sur la croix " en propitiation
pour nos péchés, et non seulement pour les nôtres, mais pour ceux du monde
entier " (I Jn, II, 2). De la même manière, il s’offre
tous les jours sur les autels pour notre rédemption, afin qu’arrachés à la
damnation éternelle nous soyons inscrits au nombre de ses élus. Et cela non
seulement pour nous qui jouissons de cette vie mortelle, mais aussi " pour tous
ceux qui reposent dans le Christ, qui nous ont précédés avec le signe de la foi,
et qui dorment du sommeil de la paix " (Missale Rom.,
Canon) ; en effet, soit que nous vivions, soit que nous mourions, " nous ne nous
éloignons pas du seul et unique Christ " (S. Augustin, De Trinit., lib. XIII, c. 19).
En quatrième lieu, enfin, il y a un but impétratoire.
L’homme enfant prodigue, a mal usé de tous les biens reçus du Père céleste, et
les a dissipés ; aussi se trouve-t-il réduit à un état de très grande pauvreté
et de très grande souillure. Cependant, du haut de la croix, le Christ " offrant
avec un grand cri et des larmes… ses prières et ses supplications… fut exaucé à
cause de sa piété " (He, V, 7). Semblablement, sur les
saints autels il exerce la même médiation efficace, afin que nous soyons comblés
de toute bénédiction et de toute grâce.
Ven. Pio XII : El segundo fin ( de la Santa Misa) es la Acción de gracias a Dios. Sólo el divino Redentor, como Hijo predilecto del Padre Eterno, de quien conocía el inmenso amor, pudo alzarle un digno himno de acción de gracias. A esto miró y esto quiso «dando gracias» ( Marc. 14, 23) en la última Cena, y no cesó de hacerlo en la Cruz ni cesa de hacerlo en el augusto Sacrificio del Altar, cuyo significado es precisamente la acción de gracias o eucarística; y esto, porque es «cosa verdaderamente digna, justa, equitativa y saludable»
"Mediator
Dei"
Sobre la Sagrada Liturgia
20 de noviembre de 1947
Sobre la Sagrada Liturgia
20 de noviembre de 1947
4) Idénticos fines.
a') Primer fin: Glorificación
de Dios.
0. Idénticos, finalmente, son
los fines, de los que el primero es la glorificación de Dios. Desde su
Nacimiento hasta su Muerte, Jesucristo estuvo encendido por el celo de la Gloria
divina y, desde la Cruz, el ofrecimiento de su Sangre, llegó al cielo en olor de
suavidad. Y para que el himno no tenga que acabar jamás en el Sacrificio
Eucarístico, los miembros se unen a su Cabeza divina, y con El, con los Ángeles
y los Arcángeles, cantan a Dios perennes alabanzas (8), dando al Padre
Omnipotente todo honor y gloria.
b') Segundo fin: Acción de
gracias a DIOS.
91. El segundo fin es la
Acción de gracias a Dios. Sólo el divino Redentor, como Hijo predilecto del
Padre Eterno, de quien conocía el inmenso amor, pudo alzarle un digno himno de
acción de gracias. A esto miró y esto quiso «dando gracias» ( Marc. 14, 23) en
la última Cena, y no cesó de hacerlo en la Cruz ni cesa de hacerlo en el augusto
Sacrificio del Altar, cuyo significado es precisamente la acción de gracias o
eucarística; y esto, porque es «cosa verdaderamente digna, justa, equitativa y
saludable» (9).
c') Tercer fin: Expiación y
propiciación.
92. El tercer fin es la
Expiación y la Propiciación. Ciertamente nadie, excepto Cristo, podía dar a Dios
Omnipotente satisfacción adecuada por las culpas del género humano. Por esto, El
quiso inmolarse en la Cruz como «propiciación por nuestros pecados, y no sólo
por los nuestros, sino por los de todo el mundo» (I Ioan 2, 2). En los altares
se ofrece igualmente todos los días por nuestra Redención, a fin de que, libres
de la condenación eterna, seamos acogidos en la grey de los elegidos. Y esto no
sólo para nosotros, los que estamos en esta vida mortal, sino también «para
todos aquellos que descansan en Cristo, los que nos han precedido por el signo
de la fe y duermen ya el sueño de la paz» (10), «porque lo mismo vivos que
muertos, no nos separamos del único Cristo» (11).
d') Cuarto fin: Impetración.
93. El cuarto fin es la
Impetración. Hijo pródigo, el hombre ha malgastado y disipado todos los bienes
recibidos del Padre celestial, y por esto se ve reducido a la mayor miseria y
necesidad; pero desde la Cruz, Cristo «habiendo ofrecido oraciones y súplicas
con poderosos clamores y lágrimas, fue escuchado por su reverencial temor»
(Hebr. 5, 7), y en los altares sagrados ejercita la misma eficaz mediación, a
fin de que seamos colmados de toda clase de gracias y
bendiciones.
Ven. Pio XII : Il terzo fine( de la Santa Messa) è l'espiazione e la propiziazione. Certamente nessuno al di fuori di Cristo poteva dare a Dio Onnipotente adeguata soddisfazione per le colpe del genere umano; Egli, quindi, volle immolarsi in Croce «propiziazione per i nostri peccati, e non soltanto per i nostri, ma anche per quelli di tutto il mondo». Sugli altari si offre egualmente ogni giorno per la nostra redenzione, affinché, liberati dalla eterna dannazione, siamo accolti nel gregge degli eletti.
PIO PP. XII
SERVO DEI SERVI DI DIO
LETTERA ENCICLICA
MEDIATOR DEI
«SULLA SACRA LITURGIA»
Identici, finalmente, sono i fini, di cui il primo è la
glorificazione di Dio. Dalla nascita alla morte, Gesù Cristo fu divorato dallo
zelo della gloria divina, e, dalla Croce, l'offerta del sangue arrivò al cielo
in odore di soavità. E perché questo inno non abbia mai a cessare, nel
Sacrificio Eucaristico le membra si uniscono al loro Capo divino e con Lui, con
gli Angeli e gli Arcangeli, cantano a Dio lodi perenni, dando al Padre
onnipotente ogni onore e gloria.
Il secondo fine è il ringraziamento a Dio. Il Divino
Redentore soltanto, come Figlio di predilezione dell'Eterno Padre di cui
conosceva l'immenso amore, poté innalzarGli un degno inno di ringraziamento. A
questo mirò e questo volle «rendendo grazie», nell'ultima cena, e non cessò di
farlo sulla Croce, non cessa di farlo nell'augusto Sacrificio dell'altare, il
cui significato è appunto l'azione di grazie o eucaristica, e ciò perché è «cosa
veramente degna e giusta, equa e salutare».
Il terzo fine è l'espiazione e la propiziazione. Certamente
nessuno al di fuori di Cristo poteva dare a Dio Onnipotente adeguata
soddisfazione per le colpe del genere umano; Egli, quindi, volle immolarsi in
Croce «propiziazione per i nostri peccati, e non soltanto per i nostri, ma anche
per quelli di tutto il mondo». Sugli altari si offre egualmente ogni giorno per
la nostra redenzione, affinché, liberati dalla eterna dannazione, siamo accolti
nel gregge degli eletti. E questo non soltanto per noi che siamo in questa vita
mortale, ma anche «per tutti coloro che riposano in Cristo, che ci hanno
preceduto col segno della fede e dormono il sonno della pace»; poiché sia che
viviamo, sia che moriamo, «non ci separiamo dall'unico Cristo».
Ven. Pius XII : The fourth end, (of the Holy Mass) finally, is that of impetration. Man, being the prodigal son, has made bad use of and dissipated the goods which he received from his heavenly Father. Accordingly, he has been reduced to the utmost poverty and to extreme degradation. However, Christ on the cross "offering prayers and supplications with a loud cry and tears, has been heard for His reverence."[70] Likewise upon the altar He is our mediator with God in the same efficacious manner, so that we may be filled with every blessing and grace.
MEDIATOR
DEI
ENCYCLICAL OF POPE PIUS XIION THE SACRED LITURGY
71. Moreover, the appointed ends are the
same. The first of these is to give glory to the Heavenly Father. From His birth
to His death Jesus Christ burned with zeal for the divine glory; and the
offering of His blood upon the cross rose to heaven in an odor of sweetness. To
perpetuate this praise, the members of the Mystical Body are united with their
divine Head in the eucharistic sacrifice, and with Him, together with the Angels
and Archangels, they sing immortal praise to God[63] and give all honor and
glory to the Father Almighty.[64]
72. The second end is duly to give thanks
to God. Only the divine Redeemer, as the eternal Father's most beloved Son whose
immense love He knew, could offer Him a worthy return of gratitude. This was His
intention and desire at the Last Supper when He "gave thanks."[65] He did not
cease to do so when hanging upon the cross, nor does He fail to do so in the
august sacrifice of the altar, which is an act of thanksgiving or a
"eucharistic" act; since this "is truly meet and just, right and availing unto
salvation."[66]
73. The third end proposed is that of
expiation, propitiation and reconciliation. Certainly, no one was better fitted
to make satisfaction to Almighty God for all the sins of men than was Christ.
Therefore, He desired to be immolated upon the cross "as a propitiation for our
sins, not for ours only but also for those of the whole world"[67] and likewise
He daily offers Himself upon our altars for our redemption, that we may be
rescued from eternal damnation and admitted into the company of the elect. This
He does, not for us only who are in this mortal life, but also "for all who rest
in Christ, who have gone before us with the sign of faith and repose in the
sleep of peace;"[68] for whether we live, or whether we die "still we are not
separated from the one and only Christ."[69]
74. The fourth end, finally, is that of
impetration. Man, being the prodigal son, has made bad use of and dissipated the
goods which he received from his heavenly Father. Accordingly, he has been
reduced to the utmost poverty and to extreme degradation. However, Christ on the
cross "offering prayers and supplications with a loud cry and tears, has been
heard for His reverence."[70] Likewise upon the altar He is our mediator with
God in the same efficacious manner, so that we may be filled with every blessing
and grace.
Ven. Pius XII : Der zweite Opferzweck ist die Gott geschuldete Danksagung. Nur der göttliche Erlöser kannte als des ewigen Vaters vielgeliebter Sohn dessen unermeßliche Liebe und war imstande, ihm eine würdige Huldigung des Dankes zu entbieten. Das beabsichtigte und das wollte er, als er beim letzten Abendmahle Dank sagte65Davon ließ er nicht ab, als er am Kreuze hing, und davon läßt er nicht ab im hochheiligen Opfer des Altares, das ja „Eucharistische Handlung“, d.h. Danksagung bedeutet; und das ist ja auch „wahrhaft würdig und recht, billig und heilsam“
270. Der zweite Opferzweck ist die Gott geschuldete
Danksagung. Nur der göttliche Erlöser kannte als des ewigen Vaters vielgeliebter
Sohn dessen unermeßliche Liebe und war imstande, ihm eine würdige Huldigung des
Dankes zu entbieten. Das beabsichtigte und das wollte er, als er beim letzten
Abendmahle Dank sagte65Davon ließ er nicht ab, als er am Kreuze hing, und davon
läßt er nicht ab im hochheiligen Opfer des Altares, das ja „Eucharistische
Handlung“, d.h. Danksagung bedeutet; und das ist ja auch „wahrhaft würdig und
recht, billig und heilsam“66
271. Der dritte Zweck ist Sühne, Genugtuung und Versöhnung.
Zweifellos konnte kein anderer als Christus dem allmächtigen Gott für die Schuld
der ganzen Menschheit volle Genugtuung leisten; darum wollte er am Kreuze
geopfert werden als Sühnopfer für unsere Sünden, und nicht nur für die unsrigen,
sondern auch für die der ganzen Welt67Ebenso opfert er sich auf den Altären
täglich für unsere Erlösung, damit wir vor der ewigen Verdammnis bewahrt und in
die Schar der Auserwählten eingereiht werden. Und dies nicht allein für uns, die
wir uns in diesem sterblichen Leben befinden, sondern auch „für alle in Christus
Ruhenden, die uns mit dem Zeichen des Glaubens vorangegangen und im Frieden
entschlafen sind“68denn ob wir leben oder sterben, „wir trennen uns doch nicht
von dem einen Christus“69
272. Der vierte Zweck schließlich ist die demütige Bitte.
Als verlorener Sohn hat der Mensch alle vom himmlischen Vater empfangenen Güter
vertan und vergeudet und ist daher in äußerste Bedürftigkeit und tiefstes Elend
geraten. Doch vom Kreuze aus brachte Christus Gebet und Flehen unter lautem
Rufen und Weinen vor . . . und fand wegen seiner Gottesfurcht
Erhörung70Desgleichen ist er auf den heiligen Altären in derselben wirksamen
Weise unser Mittler bei Gott, auf daß wir mit jeglicher Segnung und Gnade
erfüllt werden.
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